E a história se repete...
Dez anos e um dia depois, a agonia de estar entre os quatro mais mal posicionados da tabela do campeonato nacional volta a acontecer para o time da capital paulista.
Sempre que alguma situação como essa acontece, a primeira coisa a se fazer é encontrar as causas e culpados. Diversas escolhas, opções e decisões da diretoria fizeram que o grupo de dirigentes esteja entre os principais responsáveis pelo momento delicado do time.
Um dos conceitos da organização está a boa administração; tendo isso como base e pegando como fonte uma lista publicada numa matéria da Folha de São Paulo de domingo (18/12/2012 ) a respeito dos principais erros do time Alviverde é possível entender porque o jogo de interesses pelo poder e a falta de comprometimento atrapalharam a caminhada pelo Brasileirão:
- Título da Copa Do Brasil iludiu e fez perder o foco em se preocupar em manter se na primeira divisão
- Comissão técnica, jogadores e dirigentes demoraram para perceber o perigo do descenso
- Conflitos entre o técnico Felipão, parte dos jogadores e diretoria atrapalha o clima do grupo
- A decisão do presidente em continuar jogando em Barueri por motivos como baixo valor do aluguel afastou o torcedor que ainda estava empolgado com o título e estava disposto a apoiar o time
- Deficiência de atletas para diversos setores como meio e ataque. Faltou peças de reposição e opções
- Valdivia e Daniel Carvalho, responsáveis pela organização ao ataque sempre foram inconstantes e de baixo rendimento
- Dependência das jogadas de Marcos Assunção
- Diretoria sempre se mostrou mais preocupada com as eleições do que com os péssimos resultados em campo
- Apenas no final do campeonato com a chegada de Gilson Kleina, jogadores destaques do time da base foram usados como João Denoni e Patrick Vieira
- Nervosismo dentro de campo e preocupações excessivas com a arbitragem tiravam o foco dos jogos
Faltam ainda três rodadas mas só um verdadeiro milagre para salvar o time de um desfecho vergonhoso, resultado de uma campanha abaixo do medíocre. Caso isso venha a acontecer que seja um passo dado para trás para poder dar dois à frente, mas que essa lição realmente fique gravada na memória e sirva como base para o planejamento dos próximos anos, pois o ocorrido de dez anos atrás parece não ter tido efeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário